DigitalSign
 

2017-03-02

As vantagens da Certificação Digital

A cultura empresarial brasileira, esteve sempre baseada em um estrutura extremamente burocrática, e dentro deste contexto, a certificação digital era enxergada com pouca credibilidade, quando de seu início há 15 anos atrás. Hoje, como resultado de um trabalho árduo e extenso por parte do Instituto Nacional da Tecnologia da Informação – ITI, e por iniciativa dos certificadores e de entidades como a nossa, os empresários de modo geral estão cada vez mais convencidos da relevância e necessidade do certificado digital.

O certificado digital, tornou-se ferramenta indispensável no dia a dia de uma empresa. Tomamos como exemplo mais recente, o caso de micro e pequenas empresas com 3 funcionários, que a partir de janeiro passaram a possuir a obrigatoriedade com a certificação digital. Com esse instrumento elas podem comprovar no meio virtual as suas identidades, podem realizar negócios com outras empresas e bancos, assinar contratos sem precisar se deslocar, trocar mensagens eletrônicas, eliminar espaços físicos antes necessários para a guarda de documentos e de arquivos mortos.

Todas as vantagens acima operadas em um ambiente seguro, com validade jurídica. Além disso, a utilização do certificado digital possibilita ainda, a compra e venda pela internet; participar de pregões eletrônicos do governo, ou seja, permite que essas empresas passem a compor o rol de fornecedores nas áreas do governo.

Quando se tem noção do real alcance do certificado digital é possível desfrutar de todas as possibilidades que ele oferece em termos de inserção, de rapidez, de redução de custos. Se deixa por exemplo, de gastar com transporte de documentos, outro benefício direto que a certificação digital proporciona.

No que tange a pessoas físicas os benefícios também são grandes. Desde as declarações do Imposto de Renda e eventuais retificações, a acesso rápido e fácil a sistemas como programas de incentivo à nota fiscal estadual e municipal. O certificado digital também garante a identidade de seus portadores, permite abrir e fechar contas bancárias e de poupança em bancos de forma virtual. Com o certificado digital, a pessoa pode também participar de leilões eletrônicos, gerar procurações e assinar contratos.

Além de tudo isso, pessoas físicas e jurídicas permitem-se, com o uso do certificado digital, ficar longe de fraudes, tendo em vista o sistema de chaves, algoritmos, criptografias e biometria embarcadas em cada certificado que oferecem grande segurança aos mesmos em suas operações. Tudo isso garantido e fiscalizado pelo ITI-Brasil, cujo padrão e excelência de atuação são incontestáveis.

Ou seja, os benefícios da certificação digital são incontáveis, sendo indispensável a você e à sua empresa, a adesão a esta tecnologia, existente há 15 anos, que visa ampliar cada dia mais o seu alcance, num ambiente totalmente seguro, e muito menos burocrático.

 

Fonte: Antonio Sérgio Cangiano